O 4 lote da Restituição do Imposto de Renda começará a ser liberado a partir do dia 31 de agosto. Desse modo, milhares de brasileiros já estão atentos para saber se terão ou não o direito de receber esta restituição. Portanto, foi pensando nisso que fizemos este guia com um passo a passo para a consulta, além de trazermos informações sobre o calendário de pagamento. Acompanhe e saiba mais sobre as possibilidades de recebimento.
Consulta 4 lote da Restituição do Imposto de Renda
Para que você possa fazer a consulta do 4 lote da Restituição do Imposto de Renda, você poderá seguir duas formas diferentes. Abaixo lhe apresentamos um passo a passo simples e fácil e, em seguida, daremos outra dica que você poderá seguir para fazer a sua consulta. Veja a seguir:
- Primeiro, você deverá acessar o site da Receita Federal, e, em seguida, pesquisar no “Consulta à Restituição“;
- Em seguida, você deverá informar o número do seu CPF no campo solicitado;
- Dê continuidade ao processo preenchendo o exercício da sua declaração e todas as outras informações que o formulário irá requerer;
- Preencha, em seguida, o código verificador para dar continuidade a consulta;
- Prontinho! Você já poderá fazer a sua consulta e assim ficará por dentro das informações que norteiam o pagamento da sua Restituição.
De todo modo, como mencionamos acima, existe outra forma de você ter mais informações sobre a sua Restituição. Para isso, você poderá acessar no site da Receita Federal o chamado “Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte”, o e-CAC. Ali você poderá acessar no serviço de Restituição e Compensação, dirigindo-se, em seguida, ao item destacado como “Restituição do IRPF”. Siga logo na opção de Extrato de Processamento da DIRPF.
Calendário Restituição do Imposto de Renda
Existem requisitos de prioridade para o recebimento do 4 lote da Restituição do Imposto de Renda. Para isso, o cronograma seguirá os itens de prioridades destacados logo abaixo:
- Primeiramente, quem receberá a restituição serão pessoas que possuem prioridade para receber o valor da restituição do Imposto de Renda são: idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores, desde que a fonte principal de renda tenha sido o magistério.
- Além disso, as pessoas que fizeram a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física com antecedência também terão direito de receber o dinheiro antes que os outros contribuintes.
Além das informações acima, é essencial que você também compreenda que excepcionalmente em 2020 o calendário para a declaração do Imposto de Renda sofreu diversos ajustes e alterações. Isso porque a pandemia do novo Coronavírus impactou diretamente toda a economia mundial, resultando assim em novas medidas e mudanças em inúmeros setores financeiros por todo o planeta. Em contrapartida a este fato, o calendário da restituição do Imposto de Renda ainda segue as mesmas datas estipuladas inicialmente, sendo elas:
- 1º lote: 29 de maio de 2020
- 2º lote: 30 de junho de 2020
- 3º lote: 31 de julho de 2020
- 4º lote: 31 de agosto de 2020
- 5º lote: 30 de setembro de 2020
Agora você já sabe tudo sobre o 4 lote da Restituição do Imposto de Renda e assim poderá se organizar para o recebimento do mesmo.