Recentemente foi aberta a nova chance de contestação do auxílio emergencial para que brasileiros que se enquadram nos pré-requisitos, mas porventura perderam o benefício, possam solicitá-lo mais uma vez, garantindo assim o que é seu por direito. No decorrer deste texto você encontrará todos os detalhes para esse importante processo. Acompanhe e fique por dentro.
Como fazer a contestação do Auxílio Emergencial
Para você fazer a sua contestação do auxílio emergencial é necessário seguir um passo a passo bem simples, mas, é fundamental que você tenha os seus documentos em mãos, está bem? Para lhe ajudar, elaboramos um breve passo a passo, veja:
- O primeiro passo é acessar o site específico do Dataprev para fazer a contestação.
- Informe todos os seus dados pessoais que são solicitados assim que você acessa o site. Nesse caso, serão solicitados o seu nome completo, nome da mãe e CPF.
- Assim que a página carregar, você irá se deparar com a mensagem de “inelegível”. Abaixo dessa mensagem você encontrará um botão com a opção de “contestar”.
- Clique sobre essa opção e siga todas as instruções que a página oficial lhe apresentar.
É importante frisar que só pode ser feita a contestação aqueles que, em 2020, receberam o auxílio emergencial. Isto é, se você não recebeu no ano passado, não poderá contestar o pagamento que foi negado neste ano.
Além disso, fique atento a data limite para a contestação do seu pagamento: o prazo para acessar o site e seguir os passos acima é dia 24 de julho de 2021. Passado esse período, não terá mais como fazer a contestação, até que uma nova data e nova abertura sejam divulgadas pelo Dataprev. Portanto, organize-se e já faça a sua contestação o quanto antes.
A contestação garante o pagamento?
Não necessariamente. Embora o Governo esteja dando mais uma oportunidade de contestação do auxílio emergencial, isso não quer dizer que você irá, de fato, ser aprovado dessa vez. O sistema precisa fazer uma análise profunda de cada caso, e a escolha dos contemplados pode até demorar.
Por isso, não crie a expectativa de que o pagamento será garantido, pois muitas contingências poderão afetar a análise do seu caso. Por ora, o mais importante é que você faça a sua contestação no site, respeitando a data limite da mesma. Depois é só aguardar atualizações, como aconteceram nas outras vezes em que o auxílio era solicitado pelo site.
Lembre-se ainda de que a contestação não acontece fora do site oficial e se porventura alguém oferecer esse serviço para você, desconfie. Busque sempre informações em portais oficiais da Caixa Econômica Federal, por exemplo, ou no aplicativo Caixa Tem.
Até que data pode ser feita a contestação?
Como mencionamos anteriormente, você deverá acessar o site do Dataprev para fazer a contestação do auxílio emergencial até o dia 24 de julho de 2021. Passada esta data, você deverá aguardar uma nova abertura para a possibilidade de contestação. Portanto, fique atento a isso e organize-se para solicitar, novamente, o seu auxílio emergencial.