A biometria TRE é uma forma de garantir a transparência e segurança no processo eleitoral, sendo esta uma forma eficaz para identificação de eleitores.
Muita gente pensa que a biometria visa agilizar o processo de votação, porém, a principal função do cadastramento biométrico é que nenhum eleitor vote no lugar do outro.
No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, o uso da biometria nas eleições de 2020 foram suspensas e ainda não se sabe como serão as eleições de 2022.
Um Projeto de Lei 2668/21 está tramitando na Câmara dos deputados, o intuito é desabilitar a obrigatoriedade por biometria nas eleições nacionais e estaduais no próximo ano. Contudo, os eleitores precisam regularizar o título e a qualquer momento poderá abrir o cadastramento da biometria TRE nas cidades que ainda não fizeram.
Biometria TRE – Como funciona?
Mesmo que não saibamos se será obrigatório o uso da identificação biométrica, veja aqui como funciona o processo de biometria TRE.
A biometria ou cadastro biométrico funciona a partir da coleta da sua impressão digital, realização de uma assinatura e foto. Esse processo é semelhante quando tiramos o RG, porém, mais tecnológico.
Esse cadastro permite ao sistema identificar seus dados a partir da impressão digital, impedindo que outras pessoas votem no seu lugar. É uma forma de evitar fraudes e também trazer segurança para o seu exercício de cidadania.
Como fazer o cadastramento da biometria TRE?
Para realizar a biometria, você precisa ser maior de 16 anos e apresentar alguns documentos de identificação pessoal. Os atendimentos e cadastramento da biometria TRE são feitos nos cartórios eleitorais de cada cidade.
Saiba que algumas cidades já realizaram as campanhas de cadastramento biométrico, outras estão suspensas e a qualquer momento poderá abrir um novo calendário.
Para saber se você precisa fazer o cadastramento da biometria TRE, entre no site do Tribunal Superior Eleitoral, na área de tribunais regionais e pesquise o contato do cartório eleitoral da sua região.
Consulte também se o cartório eleitoral da sua região atende com horário marcado, assim, você previne pegar filas e tira todas as suas dúvidas antes de ir ao local.
Documentos para fazer a Biometria TRE
Abaixo destacamos uma lista de documentos para fazer a biometria TRE, esses são documentos importantes para levar ao cartório eleitoral:
- Documento de identificação com foto (RG, CNH, passaporte, Carteira de trabalho e certificado de reservista) *Para 1º título leve o RG ou carteira de trabalho, pois não serão aceitos os outros documentos.
- Comprovante de residência atual dos últimos 3 meses;
- Homens com mais de 18 anos e até 45 anos completos terão que apresentar um documento que comprove a quitação junto à Justiça Militar
Saiba que os títulos de eleitores cancelados há mais de 6 anos serão excluídos do sistema, dessa forma, você precisará fazer um título novo.
Quais as consequências se não fizer o cadastramento da biometria?
Mesmo com a coleta da biometria TRE suspensa por conta da covid-19, caso sua cidade seja selecionada para o cadastramento da biometria e você perder o prazo o seu título será cancelado. Sendo assim, deverá arcar com as consequências como:
- Impedimento de tirar passaporte ou emissão de identidade;
- Suspensão do recebimento de salário, no caso de servidor público;
- Impossibilidade de fazer alguns tipos de empréstimos;
- Terá inscrição indeferida no caso de concursos públicos;
- Entre outras consequências.
Por isso, organize-se e faça o seu cadastro.