O saque FGTS 2022 recebeu novas regras ao longo dos anos, uma delas é o saque Aniversário que permite o trabalhador retirar parte do dinheiro guardado de acordo com o mês de nascimento.
Além do dessa modalidade de saque, existem outros casos onde o trabalhador poderá fazer a retirada de partes ou total do valor acumulado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS.
Confira neste artigo como fazer o saque FGTS, quem tem direito ao benefício e quais os tipos de retiradas que compõem a regra.
Saque FGTS 2022 – Tipos de saques
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito do trabalhador, sendo esta uma forma de proteger de demissões injustas. É um valor pago todos os meses pelo empregador, ou seja, a empresa onde o colaborador foi contratado.
É um valor debitado a partir de guias de pagamento feitas pelo próprio sistema, onde o empregador paga até a data de vencimento. O não pagamento do FGTS dos colaboradores implica em penalidades para a empresa.
Portanto, somente o colaborador poderá realizar o saque FGTS 2022, confira em quais situações você pode fazer a retirada do dinheiro.
Saque Aniversário FGTS 2022
O saque aniversário do FGTS é uma modalidade que atua desde 2019, onde o trabalhador realiza o saque no mês de aniversário. Dessa forma, todos os anos o trabalhador retira parte do FGTS da sua conta social.
O percentual de saque aniversário FGTS vai depender do saldo em conta, por exemplo, valores abaixo de 500 reais o saque é de 50%. Quando for acima de 500 reais, o percentual leva interferência da alíquota presente na parcela.
Saque FGTS por rescisão
O saque FGTS por rescisão é autorizado quando o colaborador é demitido sem justa causa, podendo retirar todo o valor e ainda receber as multas rescisórias.
Para saber o valor de FGTS da rescisão pegue o valor de todos os salários recebidos e multiplique por 8%, esse será o valor que você tem direito a receber.
Saiba que a cada ano o FGTS é corrigido em uma taxa de 3% emitida pela Caixa Econômica Federal.
Outras situações para saque do FGTS
Existem outras situações para fazer o saque do FGTS, que são no caso de falecimento do trabalhador, nesta situação são os sucessores que têm o direito de fazer o saque.
Em casos de aposentadoria, aquisição da casa própria em situações que são previstas por Lei como através do programa Casa Verde Amarela, desastres naturais ou situação de calamidade pública.
Se você foi suspenso do trabalho por 90 dias ou mais, tem idade igual ou acima de 70 e adquiriu alguma deficiência também têm direito ao saque do FGTS 2022.
Como sacar FGTS 2022?
O saque FGTS 2022 pode ser feito nas Agências da Caixa Econômica Federal e nos aplicativos da Caixa. No aplicativo FGTS é possível verificar o seu saldo e solicitar o saque, porém, só poderá ser retirado nas situações que destacamos acima.
Na situação de demissão sem justa causa, o trabalhador precisa ir até uma agência da Caixa munido de Carteira de Trabalho com número de PIS, documento com foto e rescisão de trabalho assinada pelo empregador.
Já o saque FGTS 2022 de aniversário, esse pode ser feito através do aplicativo FGTS e nas agências da Caixa.