Pular para o conteúdo

Isenção ENEM – Quem tem direito

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é nos dias de hoje a principal forma de entrada no ensino superior nacional. Com desempenho satisfatório no exame, milhares de pessoas alcançam a meta de cursar uma faculdade e obter o diploma. No entanto, o primeiro passo para muita gente pode ser a aprovação da taxa de isenção Enem

    Afinal, as inscrições para o Enem desse ano estão programadas para maio e não serão gratuitas. Os alunos precisam arcar com uma taxa. Todavia, dá para entrar com pedido de isenção Enem visando assegurar a gratuidade na inscrição. Quer conhecer os detalhes?

    O que é a isenção Enem?

    A isenção da taxa do exame é uma oportunidade fornecida pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Esse benefício se estende as pessoas que estudaram em escolas publicas e de baixa renda que necessitam da isenção para conseguir efetuar a prova.

    Isenção ENEM 2020

    Por isso, se você pretende solicitar a gratuidade na hora da inscrição, é preciso se atentar ao prazo indicado. De modo geral, esse período ocorre normalmente no começo do mês de abril. O processo de inscrição é realizado no site oficial do Enem e o interessado deve preencher um formulário com dados pessoais e financeiros. Assim, a sua solicitação será avaliada.

    Quem pode solicitar a isenção Enem?

    De maneira geral, as pessoas que frequentaram instituições de ensino públicas e consideradas de baixa renda podem reivindicar a isenção dessa taxa de inscrição. Confira os detalhes a seguir:

    • Estudantes do terceiro ano do ensino médio em colégio da rede publicar;
    • Alunos de escolas publicas ou que tenham bolsas integrais de escolas particulares com renda de até 1,5 salário por pessoa ao mês;
    • Quem faz parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
    • Brasileiros que realizaram a prova do Encceja e obtiveram a certificação de ensino médio.

    Como fazer a solicitação da isenção da taxa de inscrição? Passo a passo!

    1. Inicialmente, você deve entrar na página do Participante.
    2. Coloque o seu CPF e a sua data de nascimento.
    3. Veja se você faz parte das pessoas que podem solicitar a isenção Enem, uma vez que o sistema indica os grupos que podem pedir esse recurso.
    4. Concorde com as medidas somente se você estiver realmente dentro de algum grupo.
    5. Adicione as informações pessoais solicitadas.
    6. Insira os dados relacionados ao seu nível de escolaridade.
    7. Responda se conta ou não com o NIS (Número de Identificação Social). Caso a resposta seja negativa, dá para fazer a pesquisa no próprio sistema.
    8. Confirme os dados inseridos.
    9. Posteriormente, você precisa passar por questionamentos socioeconômicos com informações sobre a renda familiar.
    10. Aponte um email válido e número de telefone para contato.
    11. Selecione uma senha que será usada para fazer a inscrição para a prova desse ano.
    12. Confirme suas informações e finalize o seu pedido.

    Todavia, a solicitação necessita ser realizada dentro do prazo indicado pelo edital oficial da prova. Caso contrário, você perderá a possibilidade de contar com o benefício nessa edição.

    Isenção ENEM 2020

    Mas, vale salientar que aqueles que conseguem a isenção e não comparecem nos dias de prova precisam justificar a ausência na edição seguinte. Senão o pedido de isenção Enem fica bloqueado para esses candidatos.