Desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), a Plataforma Freira serve como entrada de professores da educação básica pública nas unidades de ensino superior. Inicialmente, o espaço virtual como uma forma de colocar em ação o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.
Afinal, a Plataforma Freira permite que os profissionais de educação possam selecionar as licenciaturas que tem interesse em realizar, efetuar a inscrição, inserir e até atualizar os seus currículos. Desenvolvida como uma ferramenta de acesso simples e ágil para os professores, a intenção também é propagar notícias para todo o território nacional.
Vale salientar que esse espaço online serve de elo entre o professor que almeja a qualificação, secretaria municipal ou estadual que autoriza sua inscrição, a rede de instituições de ensino superior e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Cadastro na Plataforma Freire
A fim de tirar proveito de todos os dados colocados na estrutura, o professor necessita realizar um cadastro simples. É preciso acessar o site e apertar em primeiro acesso, colocar todos os dados solicitados, escolher uma senha e inserir um email válido.
A partir daí, o professor volta a tela principal e deve apertar em “já sou cadastrado”. Posteriormente, se deve colocar o CPF, a senha e clicar em autenticar. Assim, a tela principal aparece para o usuário. Em seguida, é só buscar por currículo do professor.
Currículo
Quando apertar em currículo do professor, o usuário vai enxergar o nome do docente (o cadastro inicial). Nesta lacuna, é preciso adicionar uma fotografia. No próximo, se deve resumir o currículo profissional e experiência profissional. Logo após, salve os dados e avance para formação acadêmica complementar, informando sobre as unidades em que atuou, juntamente com as matérias e as fases do ensino.
Na outra lacuna, se solicita a inserção de iniciativas que tenha realizado no ambiente escolar. Na sequencia, são solicitados dados de produção textual, cultura ou técnicas, participação em seminários e/ou congressos, premiações, fluência em idioma e orientação e/ou presença em bancas de avaliação.
Escolha de cursos
Com a finalização do cadastro na Plataforma Freire, o docente precisa verificar o ícone de oferta de vagas. Em seguida, ele vai achar tabelas com as possibilidades abertas de cursos por unidade federativa e datas de início. Após conferir os cursos com vagas, o professor pode realizar a pré-inscrição no curso que chamou a sua atenção.
Primeiramente, é preciso apontar o estado e a área desejada. Depois disso, a plataforma Freire comunica a lista de cursos disponíveis e suas respectivas modalidades (presenciais ou a distância. Sendo assim, o professor pode realizar a sua inscrição.
Inscrição na Plataforma Freire
A ação seguinte ocorre por parte da Plataforma Freire, uma vez que repassa todas as pré-inscrições para as respectivas secretarias de estados e cidades. Isso porque a validação da inscrição é de responsabilidade dos órgãos locais, desde a autorização da participação do professor até o encaminhamento para a instituição que vai oferecer o curso.
É importante reforçar que o professor pode acompanhar esse processo virtualmente. Com a sua senha de cadastro e o CPF, é possível monitorar o andamento de sua pré-inscrição de forma direta da Plataforma Freire. Caso você nunca tenha entrado na plataforma, basta clicar aqui.