Não recebi o auxílio emergencial e agora? Como resolver este problema? Bem, se você tem essa dúvida, o mais adequado é que você se atente para todas as informações que apresentaremos neste artigo. Tendo em vista que alguns fatores distintos podem ocasionar esta consequência, é preciso entender qual a causa para, a partir disso, solucionar seguidamente. Acompanhe a seguir e entenda.
Não recebi o auxílio emergencial, o que fazer?
Como mencionamos acima, é imprescindível que você saiba quais podem ser os motivos de você não receber o auxílio emergencial. Isso porque ele pode estar associado com o seu perfil não estar dentro dos pré-requisitos para tal, como também, podem haver irregularidades no seu CPF. Abaixo falaremos um pouco mais sobre cada uma das opções e quais são as formas de possivelmente solucionar o problema.
1- Irregularidade no CPF
Um CPF pode estar irregular por diversos motivos, e estes podem ser a causa de você não estar recebendo o auxílio emergencial. A irregularidade pode estar associada com alguma informação errônea sobre você, como nome, nome da mãe ou quaisquer outras informações que constam na Receita Federal. Neste caso, você deverá regularizar o seu CPF primeiramente, para apenas depois fazer o cadastro no aplicativo.
Para esta situação ser regularizada você deverá acessar o site da Receita Federal e solicitar que seja analisada a sua situação, a partir do preenchimento de um formulário. Para acessar o mesmo, clique aqui.
2- Não se enquadra no grupo beneficiário
Outro motivo muito recorrente é que você não esteja dentro dos requisitos do grupo que possui direito de receber o auxílio emergencial. Isso pode acontecer porque ao preencher o cadastro no aplicativo você colocou alguma informação errônea ou, verdadeiramente, você não está dentro dos fatores considerados para concessão do auxílio. Para saber quem tem direito de receber, acesse aqui. E verifique a sua solicitação feita pelo aplicativo ou pelo site, e aguarde um retorno.
Como funciona o cadastro? Quanto tempo aguardar a solicitação?
Caso você ainda não tenha feito o cadastro no aplicativo Coronavoucher e não possua um cadastro ativo no CadÚnico, você só poderá receber o auxílio se cadastrar-se. Para isso, existem duas maneiras:
- Acessando o site da Caixa e solicitando o preenchimento do formulário para cadastro. Ali você deverá preencher com as suas informações pessoais e de família, além de atentar-se para a verificação que será feita através de uma SMS que você receberá no seu celular.
- Outra alternativa é baixando o App da Caixa. Pesquise por “app auxílio emergencial Caixa” e baixe-o e instale-o no seu celular. Siga todas as instruções de preenchimento e vá seguindo as recomendações do aplicativo. Do mesmo modo como acontece no site, você deverá aguardar o recebimento de uma SMS para garantir que seja confirmada a sua solicitação.
Vale salientarmos ainda que ao se inscrever você passará por uma análise e, dessa forma, deverá aguardar um período antes de saber se poderá ou não receber o pagamento. Para mais informações sobre o site e o aplicativo, clique aqui e acesse o nosso passo a passo completo.