Para fazer a consulta do auxílio emergencial 2021 é preciso aguardar até o dia primeiro de abril, que é quando as informações dos aprovados estarão disponíveis para o público em geral.
O auxílio, que veio em um momento delicado da pandemia, tem previsão para iniciar os pagamentos no dia 4 e 5 de abril, para o grupo de pessoas que se inscreveram via aplicativo, site e pessoas inscritas no CadÚnico que não recebem o Bolsa Família.
Já para os cidadãos que são contemplados pelo Bolsa Família, os pagamentos do auxílio irão iniciar no dia 16 de abril.
Em paralelo a isso, milhares de brasileiros demonstram certa ansiedade para saber se realmente receberão a ajuda do governo, ou como darão continuidade ao pagamento de contas diante dessa crise em que estamos inseridos. Veja a seguir, no entanto, o passo a passo para fazer a consulta.
Consulta Auxílio Emergencial 2021
Como mencionamos anteriormente, apenas a partir do dia primeiro de abril é que os brasileiros poderão saber mais informações sobre o recebimento do auxílio emergencial 2021. Ou seja, só a partir dessa data é que a consulta poderá ser feita. Enquanto isso, devemos aguardar o momento de usarmos o aplicativo para mais informações.
De qualquer forma você já pode salvar este nosso artigo nos favoritos do seu navegador, para acessar mais tarde e poder consultar o auxílio seguindo o nosso passo a passo:
- O primeiro passo é acessar o Portal de Consultas.
- Em seguida, é preciso que você preencha os campos com as solicitações feitas pela plataforma, ou seja, com informações como: seu nome completo; nome completo da sua mãe; data de nascimento; clicar no botão captcha, em “não sou um robô” e por fim clicar em “enviar”.
- Logo no carregamento da nova página você já terá informações sobre a aprovação ou reprovação do seu auxílio.
É importante destacar que mesmo aqueles que já receberam o auxílio emergencial em 2020 poderão ser aprovados agora em 2021. Entretanto, é preciso que o cidadão ainda esteja dentro dos requisitos estipulados pelo governo. Ou seja, se não estiver mais encaixado dentro das condições requeridas para receber o auxílio, a pessoa não poderá receber o dinheiro do benefício.
Quais os requisitos para receber o auxílio emergencial?
Diante do cenário de calamidade pública no qual estamos inseridos, muitos requisitos foram estipulados para que o auxílio emergencial 2021 pudesse ser disponibilizado para pessoas que verdadeiramente precisam do suporte. Por isso, só se inscreva e receba o dinheiro do auxílio se você estiver dentro dos requisitos abaixo:
- Trabalhadores informais;
- Desempregados;
- Microempreendedores individuais (MEI);
- Contribuinte individual da Previdência Social;
- Famílias com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 550) e renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
- Para o público do Bolsa Família, segue valendo a regra quanto ao valor mais vantajoso a ser recebido entre o programa e o auxílio emergencial 2021;
- Os integrantes do Bolsa Família receberão o benefício com maior parcela;
Se você se enquadra nessas características, poderá receber o auxílio. Porém, de qualquer forma é importante que você faça a consulta para saber mais sobre a possibilidade de recebimento. Informe-se o quanto antes!