O seguro desemprego é um benefício que tem por objetivo manter a seguridade do trabalhador que, por ventura, perca o seu emprego sem justa causa. Com isso, este suporte financeiro dará subsídios, durante alguns meses, para que o profissional se reposicione no mercado, encontrando um novo emprego.
A partir do momento em que o cidadão é novamente empregado, ele perde o seu benefício. Além disso, a duração do seguro desemprego varia de acordo com o tempo de contribuição do profissional.
Para saber como dar entrada e quais são os requisitos para usufruir deste benefício, acompanhe o conteúdo abaixo.
Como dar entrada no seguro desemprego
Para que você possa dar entrada na solicitação do seguro desemprego, é preciso seguir o passo a passo que destacamos abaixo:
- Entre no site www.gov.br e desça a página até encontrar o item “Solicitar Seguro Desemprego (SD)”. No aplicativo você pode encontrar a opção como “Benefícios”.
- Se você ainda não tem o aplicativo no site, deverá preencher alguns campos que solicitam informações pessoais como RG, CPF, número do PIS, entre outros dados importantes. Caso você já tenha o cadastro, basta usar o seu CPF e login para acessar a plataforma.
- Feito isso, você deverá clicar em “solicitar” e informar o número do requerimento que a empresa gerou, preenchendo em seguida mais algumas informações importantes.
- Revise todos os dados e veja se está tudo correto. Para finalizar, concorde com as regras e condições para o recebimento do benefício do seguro desemprego.
Ao finalizar o processo você poderá visualizar uma tabela que apresenta a previsibilidade dos pagamentos e dos valores que serão recebidos. Costumeiramente o seguro desemprego começa a ser pago a partir de 30 dias após dada a entrada na solicitação de pagamento.
Porém, lembre-se de que é preciso que você esteja dentro dos requisitos estipulados, caso contrário, o seu pedido será negado.
Quem tem direito ao seguro desemprego?
Como mencionamos no decorrer do artigo, é preciso que você esteja dentro de alguns pré-requisitos específicos para conseguir o seguro desemprego. Veja abaixo as condições:
- Trabalhadores formais, demitidos sem justa causa.
- Trabalhadores que receberam salário por pelo menos 12 meses, nos últimos 18 meses antes da solicitação.
- Se for a segunda solicitação, o trabalhador deve ter recebido por nove meses no último ano.
- A partir da terceira solicitação, isso vale para os seis meses anteriores à demissão sem justa causa.
- O trabalhador não pode ter outra fonte de renda que garanta o sustento da família.
- Não pode receber outro benefício previdenciário, com exceção do auxílio-acidente, auxílio suplementar e o abono por permanência no serviço.
Se você estiver dentro dos requisitos acima, poderá dar entrada na solicitação, de acordo com o passo a passo que explanamos anteriormente.