Pular para o conteúdo

Alistamento Militar 2021 – Quando se alistar

    O prazo para quem necessita fazer o alistamento militar 2021 obrigatório no Exército Brasileiro já está aberto. Em determinadas unidades federativas, os jovens que alcançam a marca de 18 anos nesse ano já podem fazer o processo pela rede mundial de computadores.

    Neste caso, o cidadão já precisa ter um Cadastro de Pessoa Física (CPF) válido. Sendo assim, basta acessar a pagina do Exército Brasileiro de seu respectivo estado e inserir as informações solicitadas na ficha de cadastramento.

    Alistamento Militar 2020

    O espaço de tempo para fazer o alistamento militar se estende até o dia 30 de junho. Caso o jovem consiga fazer o procedimento pela internet, ele só terá a necessidade de ir até o local indicado para fazer os exames médicos. Já aqueles que ainda não possuem CPF devem se encaminhar até a junta de serviço militar de sua cidade com documentos de identificação com foto recente.

    Como fazer o alistamento militar 2021?

    Ao fazer o alistamento militar 2021, o brasileiro chamado se voluntaria para concorrer a escolha no quartel da Aeronáutica, Exército ou Marinha. Se, por ventura, o individuo for convocado, ele vai passar por um período de treinamento em uma das bases desses três segmentos armados. O intuito é assegurar a defesa da soberania nacional.

    Depois de fazer o alistamento, o brasileiro tende de verificar o cadastro no site oficial para receber a informação se foi dispensado ou repassado para a seleção a fim de servir em algum dos quartéis. Afinal, o serviço militar obrigatório conta com a duração de 365 dias.

    Por isso, o alistamento militar 2021 é indispensável para os jovens que alcançam a maioridade neste ano. E, é importante frisar que o cidadão que não se alistar pode sofrer com algumas restrições em diversos aspectos de sua vida cotidiana.

    Alistamento Militar 2020

    Isso porque o sujeito não vai conseguir tirar um passaporte, Carteira Profissional de Trabalho e até exercer uma função tanto no setor público ou privado. Além disso, ele não poderá realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tampouco tentar uma vaga gratuita no ensino superior.

    Documentos necessários

    Quem não comparecer a junta militar do seu município ou não fazer o procedimento próprio site do alistamento militar 2021 tende a levar uma multa. Apesar disso, esse jovem ainda pode regularizar a sua situação tanto visitando a junta municipal quanto entrando no site, se possível na sua região.

    Caso o brasileiro ainda não possua um CPF, ele é obrigado a comparecer no dia determinado na junta de serviço militar com essa documentação:

    • A certidão de nascimento oficial,
    • Um comprovante de residência ou uma declaração assinada;
    • Um documento oficial com foto recente (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que oportuniza a sua identificação, sempre que for preciso.
    • No caso de um brasileiro naturalizado, se deve apresentar a prova de naturalização ou certidão do termo de opção.

    Vale salientar que o Brasil conta com a segunda maior força entre os exércitos da América Latina e fica atrás somente da Colômbia. Ao todo, o país possui cerca de 220 mil soldados e uma reserva com mais de 280 mil integrantes. Assim, esses componentes da reserva são chamados anualmente para apresentação nos primeiros cinco anos após o desligamento das Forças Armadas.