Biometria TRE: Como agendar

PUBLICIDADE

A Justiça Eleitoral já conseguiu bater a meta determinada para 2019 de eleitores que passaram pela biometria TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Por isso, cerca de 22 milhões de brasileiros passaram pela identificação neste ano, quantia correspondente a 101% do que havia sido planejado inicialmente para esse período.

PUBLICIDADE

Vale salientar que a biometria é uma tecnologia usada para identificar o cidadão, de maneira segura e ágil, por meio de foto, assinatura e impressão digital. Desde 2008, data em que o procedimento começou a ser implementado no país, mais de 110 milhões de pessoas foram cadastradas nesse sistema.

Assim, a informação contempla brasileiros de todos os estados e até no exterior, equivalendo a 75% dos mais de 147 milhões de eleitores brasileiros. Para a fase 2019/2020, eleitores de 1711 cidades de 16 estados precisam cadastrar as suas impressões digitais até o encerramento de 2020. Por isso, o intuito é atingir 35 milhões de eleitores nessa etapa.

Para as eleições municipais do ano que vem, a Justiça Eleitoral planeja chegar a 117 milhões de eleitores, encerrando a coleta de dados de todo o eleitorado brasileiro até 2022.

Histórico da Biometria TRE

Nas Eleições Municipais de 2008, a Justiça Eleitoral promoveu o projeto de identificação com mais de 40 mil eleitores das cidades de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC). Na ocasião, as duas ações de biometria e o reconhecimento nas urnas foram considerados um sucesso.

Assim, uma década depois, mais de 87 milhões de eleitores estavam prontos para as eleições gerais de 2018 depois de passar pela biometria TRE. Nas últimas eleições, a parcela do eleitorado já contemplava 2.793 municípios (48,65% do total dos 5.570 municípios do país).

Como agendar a sua Biometria TRE?

O cidadão pode se encaminhar até o cartório eleitoral a fim de saber se a cidade está realizando o procedimento obrigatório. Além disso, o andamento da biometria por unidade federativa também pode ser monitorado no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na aba Eleitor e eleições/Biometria/Acompanhamentos.

Esse serviço oportuniza que a pessoa selecione a data e a hora para ser atendida no cartório eleitoral correspondente ao seu domicilio. Caso o comprovante de agendamento não tenha sido encaminhado para o seu email, basta pedir o reenvio.

Caso não possa comparecer no dia escolhido, há a chance de excluir o agendamento realizado e liberar hora para outro eleitor. Em emissão de guia de multa, o eleitor que não foi votar em algum pleito pode checar a sua situação e pagar a multa, se houver a necessidade.

Documentação

1 – Comprovante de endereço em nome do eleitor: contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenha nome e endereço e seja recente. A preferência é por documentos com até 90 dias de emissão para comprovar a residência;

2 – Um dos documentos de identificação abaixo:

  • RG original ou
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social ou
  • carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou
  • certidão de nascimento ou
  • certidão de casamento.

3 – Comprovante de prestação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.

4 – Título de eleitor e comprovantes de votação, se tiver.

PUBLICIDADE