Pular para o conteúdo

Boletim Escolar – Veja como ter acesso

    Pensando em modernizar o ambiente escolar, o governo de quase todos os estados brasileiros já oferece um sistema de verificação do boletim escolar pela internet. Sendo assim, pais e responsáveis de alunos de instituições públicas podem conferir as notas com poucos cliques. Essa é uma facilidade que já existe há alguns anos na rede privada e surge como uma forma de aproximar a família do que acontece dentro das salas de sala também na rede pública.

    Como consultar as notas?

    Vale salientar que cada unidade federativa possui um sistema distinto do outro. Para ter acesso ao Portal Online do Aluno, é só acrescer algumas informações básicas como a matricula a senha na hora de realizar o primeiro login. Alguns sistemas também podem requerer a data de nascimento e algum documento pessoal.

    Onde acessar ao boletim escolar no território nacional?

    Como citado anteriormente, nem todos os estados adotaram o modelo de Boletim Online para a rede pública. A tendência é que todos implementem a ferramenta online em breve. Até o momento, são 20 estados que disponibilizam o boletim escolar pela internet.

    É importante pontuar que o estado de Minas Gerais ainda não está totalmente integrado ao sistema. Todavia, alguns municípios se adiantaram e oportunizaram essa facilidade aos pais e alunos. Por exemplo, a capital Belo Horizonte possui um aplicativo específico para esse tipo de consulta chamado: PBH APP.

    Aplicativos e plataformas

    Um dos sistemas de boletim escolar mais completos é de São Paulo. Isso porque a plataforma pede informações básicas do aluno para mostrar as notas na tela do computador ou tablet, bem como o Registro do Aluno (RA), turma e série. No encerramento de cada bimestre, as notas são apresentadas e podem ser olhadas de qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, os pais podem acessar, imprimir o boletim ou ainda gerar uma cópia em PDF.

    Boletim Escolar - Veja como ter acesso

    Outro exemplo é do estado do Ceará que converteu a plataforma em um aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play. Sendo assim, os alunos e responsáveis podem conferir o rendimento em sala de aula e monitorar as atividades durante o ano letivo.