A Carteira Estudantil Digital é um documento importante para todos os alunos brasileiros, sejam eles universitários ou do ensino fundamental e médio. Afinal, a gente sabe que a carteirinha nos dá diversos benefícios interessantes, como descontos em eventos culturais, ou até mesmo em compras.
Porém, com o avanço da tecnologia, deixamos de ter a necessidade de emitir carteiras físicas, como cada instituição costumava emitir. Agora, o Governo criou uma possibilidade digital, padronizada, para que todos os alunos usufruam do que os é por direito, de um modo muito mais simples. A seguir, falaremos mais sobre o assunto. Acompanhe.
O que é a carteira estudantil digital?
Esta carteira nada mais é do que uma carteirinha de estudante como já conhecemos. Porém, ela é encontrada na versão digital e, desse modo, não apresenta a necessidade de ser confeccionada na versão física. O que, de maneira geral, faz com que poupemos materiais e outras burocracias que poderiam ser requisitadas para a “fabricação” da carteira em si.
Apesar de ser “diferente” neste sentido, ela não perde os seus atributos e efeitos, como acontece com qualquer carteira de estudante. Além disso, ela é a que podemos dizer “oficial” atualmente, e muitos estabelecimentos podem começar a requerer apenas esta possibilidade.
Como solicitar?
Para solicitar a sua carteira de estudante é muito simples. Você precisará, obviamente, de um celular com acesso a internet e, a partir disso, seguir os passos que destacamos a seguir:
- Primeiramente, entre na loja de aplicativos do seu celular. Dependendo do seu tipo de aparelho, você poderá encontrar como “App Store”, “Google Play”, “Apple Store” ou “Play Store”.
- Em seguida, pesquise acerca da Carteira de Estudante Digital, conhecida como “ID Estudantil”.
- Baixe o aplicativo e aguarde o mesmo instalar no seu celular.
- Depois, faça o seu cadastro, preenchendo com todas as suas informações. Lembre-se que as informações que você colocar na sua “ficha”, ficarão armazenadas em um banco de dados do próprio Governo.
- Feito todas as etapas anteriores, você já poderá usufruir dos benefícios de ter a sua primeira carteira digital.
Viu como é simples? Com alguns passos super rápidos e fáceis você já poderá solicitar a sua carteira.
Carteira na versão física
Além de adquirir a versão digital, você pode também requerer a sua carteira na versão física. De antemão, já lhe dizemos que se você tiver a opção digital, não haverá porque investir na solicitação de uma física. Afinal, ambas possuem as mesmas funções.
Entretanto, se você estiver sem o celular ou algo do tipo, poderá ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para emitir a sua carteira. Vale lembrarmos que em ambas as situações a solicitação e o recebimento da sua carteira são totalmente gratuitos. Trata-se de um direito seu, e nada será cobrado por isso.
Portanto, agora é só você unir os documentos necessários, e assim apostar na sua nova carteira de estudante. Garanta o que é seu por direito e usufrua dos benefícios desta importante etapa de sua vida!