No artigo de hoje vamos lhe ensinar a como fazer a consulta qualificação cadastral a partir do nosso passo a passo simples e rápido. Esta consulta tem por objetivo permitir que seja verificado se o CPF e o NIS do usuário estão aptos para serem utilizados no eSocial.
Sendo que, o eSocial, por sua vez, trata-se de um projeto do Governo Federal que tem por objetivo unificar o envio de informações pelo empregador com relação aos trabalhadores que o prestam qualquer tipo de serviço remunerado. Sendo assim, para saber mais sobre este importante assunto, acompanhe este texto até o fim.
Como fazer a consulta qualificação cadastral
A consulta qualificação cadastral feita online é adequada para situações onde há número reduzido de trabalhadores. Sendo que dessa forma a empresa poderá obter resultados que sejam mais rápidos, além de ser desonerada a aplicação em lote.
Assim, está disponível para utilização um módulo que recebe o nome de “Consulta Qualificação online”, que permite que seja feita até 10 consultas simultâneas. Estas consultas poderão ser feitas por empregados, empregadores, contribuintes individuais, entre outros.
Para isso, você deverá:
- Acessar o site para fazer a consulta da qualificação cadastral;
- Informar dados importantes como nome, data de nascimento, CPF e o número do NIS do trabalhador;
- Após a verificação dos dados, o aplicativo retornará o resultado para o usuário sobre a validação de cada campo informado.
- Além disso, os campos com divergências serão também destacados na consulta.
Dessa maneira, se você se deparar com alguma divergência, deverá buscar a regularização da situação, sendo que:
- No caso de divergências do CPF, o aplicativo apresentará uma mensagem que orienta quais medidas devem ser tomadas para requisitar a alteração dos dados cadastrados.
- No caso de divergências ao NIS: A orientação será dada de acordo com o responsável pelo cadastro, sendo ele Caixa, INSS ou até mesmo Banco do Brasil.
Vale destacarmos que as alterações que são efetuadas pelos bancos, seja a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, serão apenas reconhecidas pelo aplicativo após 7 dias depois do ajuste. Antes disso, você deverá aguardar para fazer a sua consulta de maneira fidedigna.
Mais sobre o e-Social
O e-Social nada mais é do que um Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, sendo este um projeto do Governo Federal. Este projeto tem por objetivo unificar o envio de dados sobre trabalhadores em um só site, permitindo que as empresas prestem as informações de uma única vez.
Com isso, gera muito mais agilidade e facilidades para o dia a dia das corporações, tendo em vista que poupa tempo com o envio sendo feito de uma vez só. A partir da plataforma é possível fazer o envio de diversos relatórios, como por exemplo: CAGED, GFIP, RAIS e Receita Federal.
Dessa maneira, nota-se a simplificação do envio, consolidando informações para os órgãos envolvidos, empregados e empregadores, criando um maior e melhor controle das informações.