Hoje em dia, a rede mundial de computadores é uma aliada para questões tanto pessoais quanto profissionais no dia a dia. Por isso, a possibilidade de consultar processos virtualmente é algo que otimiza o tempo de advogados e dos seus respectivos clientes.
Já que com essa ferramenta dá para acompanhar o andamento e as etapas de processos judiciais com poucos cliques. Mas, você quer saber como fazer isso para facilitar o seu trabalho e estar atento a essas pendências na justiça? Vamos nessa!
Como consultar processos?
A primeira ação para consultar processos é se certificar em qual tribunal está ocorrendo a tramitação da questão. Na atualidade, um processo pode se desenvolver nos seguintes locais: Tribunal de Justiça do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Federal, Tribunal Eleitoral, Tribunal de Justiça Militar.
Posteriormente, o interessado deve entrar no site oficial do respectivo tribunal para ter acesso as informações. Sendo assim, qualquer pessoa com conexão com a internet terá condição de efetuar o procedimento. Lembrando que se deve ter a disposição alguns dados relevantes, tais como:
- Os números de processo;
- Nome completo de pelo menos uma das partes envolvidas no processo;
- O nome do advogado ou número da OAB, além de outros dados diversos.
Além disso, se deve salientar que os processos que correm em segredo de Justiça possuem esse tipo de pesquisa bem restrita. Neste caso, a pessoa para consultar processos sigilosos deve ter o número do processo, número da OAB do advogado ou nome do advogado. Porque o nome da parte fica guardado em segredo de justiça visando manter a intimidade das pessoas envolvidas no caso.
Se, por ventura, o processo é eletrônico, o advogado necessita se encaminhar até a secretária em que tudo está tramitando. Essa iniciativa é indispensável para solicitar liberação para que se possa monitorar tudo de maneira virtual e remota.
Quais informações de processos podem ser vistas pela internet?
Ao consultar processos pela internet, o cidadão pode conferir uma grande variedade de informações. Por exemplo:
- A etapa em que o processo está;
- Se está contando prazo para alguma das partes;
- Se o processo pode ser conferido na secretaria;
- A finalização do processo para julgamento;
- Algum tipo de despacho;
- Se já ocorreu alguma forma de decisão;
- Há quanto tempo o processo está parado sem alteração significativa.
A boa notícia é que com uma rápida e pratica busca pela internet já é possível descobrir as principais informações processuais sem a obrigação de se encaminhar até o fórum. Essa facilidade permite que os advogados economizem tempo, bem como os clientes reduzam as despesas.
Com relação aos processos eletrônicos, desde que tenha sido habilitado, dá para consultar todos os desdobramentos e resoluções, inclusive a documentação apresentação pelas duas partes envolvidas no caso.
Sendo assim, o sistema informatizado possui o intuito de auxiliar os profissionais da área jurídica e as pessoas envolvidas a conferir o que está se sucedendo no seu processo judicial. Afinal, todos os dados sobre as ações relacionadas a pessoa podem ser checados instantaneamente. No fim das contas, consultar processos se tornou muito mais simples hoje em dia.