Os cursos profissionalizantes gratuitos são essenciais para assegurar um posto de trabalho nos dias de hoje. A boa notícia é muitas organizações fornecem esse tipo de treinamento sem cobrança e para todas as faixas etárias.
Portanto, essa é uma maneira de se recolocar no mercado de trabalho e se afastar das estatísticas de desemprego. Infelizmente, o Brasil conta com aproximadamente 12 milhões de pessoas sem trabalho no momento, de acordo com informações do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).
Confira alguns cursos profissionalizantes gratuitos
Confira a seguir alguns lugares que disponibilizam vagas para capacitações gratuitas e descubra como se inscrever!
1 – CEAP
O CEAP atua como uma escola com cursos profissionalizantes gratuitos e fornece oficinas direcionadas ao setor de tecnologia da informação com cerca de mil vagas por ano. De modo geral, as inscrições são para jovens entre 10 e 18 anos. Saiba mais sobre o CEAP clicando aqui.
2 – Instituto Smart
Já o Instituto Smart se refere uma organização privada e sem fins lucrativos. O objetivo é oferecer bolsas de estudos em instituições de ensino particulares, cursos virtuais, matrículas em programas de desenvolvimento e também orientação profissional para adolescentes e jovens. O endereço eletrônico do instituto pode ser conseguido aqui.
3 – NURAP
O NURAP (Núcleo de aprendizagem Profissional e Assistência Social) é uma companhia da sociedade que disponibiliza cursos profissionalizantes gratuitos, assistência social e atendimento às famílias de baixa renda. Mais detalhes sobre a entidade neste link.
4 – CEDESP
O CEDESP (Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo de São Paulo) conta com cursos profissionalizantes gratuitos para brasileiros entre 15 e 59 anos com situação de vulnerabilidade social.
Os estudantes que finalizam as aulas ganham certificados. Todavia, o interessado necessita ser enviado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de abrangência e fazer parte do cadastro no CadÚnico. Quer mais detalhes sobre a atuação e as aulas oferecidas no CEDESP? Basta clicar aqui ou procurar a unidade mais próxima!
5 – ESPRO
A Ensino Social Profissionalizante (Espro) também é classificada como uma organização sem fins lucrativas que se dedica as primeiras oportunidades de trabalho como aprendiz. Isso porque a faixa etária atendida pelo projeto é com adolescente de 14 anos em condição de vulnerabilidade social. O site do ESPRO pode ser acessado a partir deste link.
6 – Instituto Proa
O Instituto Proa tem o intuito de abrir oportunidades de trabalho para jovens da classe baixa do estado de São Paulo com qualificação gratuita. São mais de 300 vagas para um curso de seis meses e a formação engloba matérias técnicas, administrativas, prática e com ênfase em matemática e informação. O foco é treinar jovens de 17, 18 e 19 anos. O site pode ser acessado clicando neste link.
7 – CIEE
Com unidades espalhadas pelo território nacional, o CIEE é a porta de entrada para muitos jovens no mercado de trabalho. Isso porque o projeto tem a ver com a oferta de vagas de estágio, ao mesmo tempo em que o jovem também passa por uma capacitação. Hoje em dia, a companhia supervisiona o estágio de 200 mil alunos e a aprendizagem de outros 100 mil brasileiros. Saiba tudo sobre o CIEE, clicando aqui.