Algumas informações relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2020, já foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A principal alteração se deve a possibilidade de aplicação da versão digital da prova. Portanto, o processo de inscrição deve ocorrer no mês de maio, como se sucedeu em 2020.
Antes do prazo de inscrição abrir, os alunos de baixa renda podem pedir a isenção da taxa. Assim, o tempo para essa solicitação deve ocorrer no começo de abril. Nesse mesmo espaço de tempo, os alunos isentos da cobrança no ano passado e que faltaram as provas necessitarão justificar a ausência para conseguir o benefício novamente.
Cronograma do Enem 2020
- Solicitação da isenção da taxa de inscrição: abril
- Inscrições: maio
- Provas digitais: 11 e 18 de outubro de 2020
- Provas tradicionais: 1 e 8 de novembro de 2020
- Resultado: janeiro de 2021
- Provas do Enem 2020
Por isso, as provas do Enem 2020 serão realizadas nos dias 1 e 8 de novembro, novamente em dois domingos seguidos. A forma de realização seguirá o padrão de 2020, com temática de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 itens, além da redação.
Dia 1º de novembro:
Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas
Dia 8 de novembro
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática
Programas vinculados ao Enem 2020
Além das datas do Enem 2020, os estudantes também devem prestar atenção nos editais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Porque o candidato pode usar o desempenho no Enem para ter acesso a vagas no ensino superior tanto público quanto privado com essas iniciativas.
SISU
Então, o estudante pode conseguir vagas em instituições publicas de ensino superior através do Enem com a sua participação no Sisu. Além disso, esse processo seletivo conta com uma única fase de inscrição no seu site oficial.
- Inscrições: de 21 de janeiro de 24 de janeiro;
- Divulgação dos resultados: 28 de janeiro;
- Matrícula nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;
- Lançamento das vagas: até 7 de fevereiro;
- Inclusão na lista de espera: até 4 de fevereiro.
ProUni
Enquanto o aluno que almeja entrar em faculdades particulares pode conseguir bolsas integrais (100%) e parciais (50%) por meio do ProUni. Por isso, ele necessita alcançar rendimento de ao menos 450 pontos e não zerar a redação no Enem 2020.
- Inscrições: 28 de janeiro a 31 de janeiro;
- Resultado: 4 de fevereiro;
- Processo seletivo das instituições participantes: 4 a 11 de fevereiro;
- Registro no SisProuni: 4 a 14 de fevereiro;
- Resultados da segunda chamada: 18 de fevereiro;
- Processo seletivo das instituições participantes para segunda chamada: 18 a 28 de fevereiro;
- Registro no SisProuni da segunda chamada: 18 de fevereiro a 3 de março.
FIES
Ainda assim, o brasileiro pode tentar uma vaga no ensino superior particular com ajuda do FIES. Mas, esse é um programa institucional em duas versões: juros zeros para candidatos com familiar de até três salários mínimos e a escola financiamento que oscilar de acordo com a faixa de renda do individuo. Afinal, as informações podem ser encontradas na plataforma oficial.
- Inscrições: 5 de fevereiro até 12 de fevereiro;
- Resultados: 26 de fevereiro;
- Complementação da inscrição no Fies Seleção: 27 de fevereiro até 2 de março;
- Pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até 31 de março.