O Enem 2021 abre inscrição para estudantes isentos de baixa renda que não puderam comparecer às provas em 2020.
A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF), que entende que, pelo motivo da crise sanitária e econômica da Covid-19, muitos estudantes não puderam comparecer no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020).
A medida publicada no Diário Oficial da União, garante o direito de realizar nova inscrição àqueles que eram isentos da taxa do Enem, mas que por algum motivo não puderam comparecer à prova no dia.
Se você é um dos candidatos que não puderam realizar o Exame em 2020, veja aqui como fazer sua inscrição para ausentes no Enem 2021.
Enem 2021: Reabertura da inscrição para ausentes em 2020
Os participantes terão até o dia 26 de setembro de 2021 para se inscrever no Enem 2021 e ter sua inserção garantida, no horário limite de 23h59 do mesmo dia.
Não será preciso pagar uma nova taxa ou justificar sua ausência no Exame, porém, será necessário se atentar ao prazo de inscrição para não perder a oportunidade.
Além disso, para os isentos ausentes que pretendem atendimento especializado e tratamento por nome social, terão que fazer a solicitação até o dia 27 de setembro de 2021.
Como fazer a inscrição [exclusiva] para isentos ausentes no Enem 2021?
Se você quer saber como fazer a inscrição para isentos ausentes no Enem 2020, montamos um passo a passo simples para seguir, confira.
- Primeiro entre na Página do Participante Enem, link disponível aqui;
- Clique na opção “Página do Participante”;
- Escolha fazer sua inscrição;
- Siga todas as etapas sugeridas pela atendente virtual “Nanda”.
De modo geral, você terá que informar os seus dados pessoais como CPF, data de nascimento, endereço residencial, contatos e entre outras informações importantes.
Aplicação da prova do Enem 2021
A aplicação da prova do Enem 2021 para ausentes será diferente do cronograma dos estudantes já inscritos para este ano, onde ocorrerão nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.
Sendo assim, no caso dos Exames para o público isento ausência de realização do Enem em 2020, acontecerão nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, onde também serão aplicadas as provas para o público de Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa e privação de liberdade, o Enem PPL.
As provas serão todas impressas e independente do dia do exame, terão as mesmas metodologias:
- No 1º dia serão 45 questões de Linguagens e Códigos; redação; 45 perguntas de Ciências Humanas;
- No 2º dia serão 45 questões de Ciências da Natureza; 45 perguntas de Matemática.
Chegue no horário, pois os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, já o exame será aplicado às 13h30 (horário de Brasília).
O gabarito costuma ser disponibilizado três dias após o último domingo de aplicação do Exame.
Quem tem direito à isenção no Enem 2021?
O direito à gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é para aqueles estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa de estudos integral.
Os alunos que estão cursando o último ano do ensino médio na rede pública, estudantes que estão em estado de vulnerabilidade social e econômica e membros de Família baixa renda também têm direito à isenção no Enem 2021.