Quer aprender a como se inscrever no Enem 2024 e ainda entender quais as possíveis vagas para as quais você poderá concorrer por meio da sua nota? Então não deixe de conferir o passo a passo que preparamos e todas as informações que detalhamos para que você possa tirar as suas dúvidas. Acompanhe e confira!
Como se inscrever no Enem 2024?
Para se inscrever no Enem 2024 não existem segredos e o processo é super prático e rápido. Confira os detalhes:
- Acesse o site oficial do ENEM no portal do INEP;
- Inicie o cadastro com seu CPF e data de nascimento;
- Preencha o formulário com todas as suas informações pessoais detalhadas;
- Crie uma senha para o cadastro;
- Informe se precisa de atendimento especializado no momento da prova;
- Escolha a língua estrangeira da prova, que pode ser inglês ou espanhol;
- Complete as informações sobre seu ensino médio;
- Responda ao questionário socioeconômico que aparece no portal;
- Finalize a inscrição e imprima o boleto para pagamento da taxa de inscrição, ou então, anote o código de barras para fazer o pagamento.
As inscrições devem ser feitas entre 07 e 18 de Maio de 2024, portanto, organize-se para não perder a data limite!
Quais as vagas do Enem 2024?
As vagas do Enem 2024, na realidade, são de acordo com as oportunidades que as instituições de ensino vão disponibilizando para os alunos, em diferentes modalidades de seleção, como podemos ver nos tópicos abaixo:
- SISU: O SISU é um sistema que utiliza as notas do ENEM para selecionar candidatos para vagas em universidades públicas. Os estudantes podem se inscrever no SISU com suas notas do ENEM e concorrer a vagas em instituições de ensino superior que participam do sistema, de acordo com a nota de corte de cada curso e possíveis vagas que estiverem disponíveis no momento.
- ProUni: As notas do ENEM são utilizadas para selecionar os beneficiados, que também devem atender a outros requisitos, como renda familiar per capita e ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Nesse caso, são distribuídas bolsas de 100% e 50%.
- FIES: Os candidatos precisam ter realizado o ENEM e obtido uma média mínima nas provas, além de atender a requisitos de renda, para poder financiar os seus cursos em faculdades e universidades. O financiamento pode cobrir uma parte significativa das mensalidades, dependendo da renda familiar do estudante e da instituição de ensino escolhida.
- Vagas específicas de universidades: Algumas universidades privadas utilizam as notas do ENEM como critério de seleção para vagas específicas fora do SISU e do ProUni, seja em processos seletivos próprios ou como complemento a outros critérios de admissão.
Sendo assim, não podemos estipular quais as vagas disponíveis para quem fizer o Enem 2024. Tudo depende de uma série de fatores, sempre de acordo com as oportunidades que são apresentadas pelas instituições de ensino superior. Por isso, é muito importante você pesquisar com atenção para verificar se na faculdade que você deseja ingressar há alguma forma de usar a sua nota do Enem. Assim, poderá se organizar para tal oportunidade e aumentar as chances de conquistar um bom resultado.