As inscrições CPF Receita Federal podem ser feitas pela internet, diretamente pelo e-mail, facilitando o cadastro de milhares de brasileiros que ainda não possuem este importante documento. Bastará você enviar os documentos solicitados (veja abaixo) por e-mail, de acordo com o endereço eletrônico do seu estado (também destacados abaixo) e assim aguardar a finalização do cadastro. A seguir explicamos detalhadamente.
Inscrições CPF Receita Federal: Como fazer?
As inscrições CPF Receita Federal podem ser feitas pelo computador, sem a necessidade de sair de casa. Para isso você deve anotar o endereço de e-mail da sua região e em seguida enviar os documentos solicitados. Veja a seguir as informações:
E-mail para inscrição
Atente-se para o e-mail do seu Estado, pois é necessário encaminhar os documentos para o endereço correto e assim evitar qualquer impasse em sua inscrição.
- Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins: [email protected]
- Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima: [email protected]
- Ceará, Maranhão e Piauí: [email protected]
- Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte: [email protected]
- Bahia e Sergipe: [email protected]
- Minas Gerais: [email protected]
- Espírito Santo e Rio de Janeiro: [email protected]
- São Paulo: [email protected]
- Paraná e Santa Catarina: [email protected]
- Rio Grande do Sul: [email protected]
Documentos necessários
Atente-se para os documentos que são requeridos para dar continuidade a sua inscrição. São eles:
- Documento de identificação: No caso de maiores de 16 anos, é preciso enviar o RG atualizado ou então o RG desatualizado junto com a certidão de casamento ou nascimento. Já no caso dos menores de 16 anos, é necessário anexar os documentos do menor e, inclusive, o RG do responsável. Em situações onde há um guardião judicial ou tutor, é necessário anexar o termo de guarda ou tutela. Vale lembrarmos que que um documento oficial com naturalidade, filiação e data de nascimento também podem ser utilizados no lugar do RG (como por exemplo, carteira de trabalho ou passaporte);
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência;
- Selfie (ou seja, uma foto de rosto do novo inscrito e, se for o caso, do responsável também).
Você pode escanear os documentos que citamos acima, ou então, tirar uma foto que seja legível. Para isso é imprescindível que você posicione o documento em uma superfície plana, além de ser um local com uma boa iluminação. Apenas fotografe quando a imagem estiver bem nítida na câmera.
Inscrição por e-mail: Facilidade e agilidade
A inscrição por e-mail é super prática e rápida. Em alguns instantes você já poderá ter enviado todos os documentos necessários e deverá apenas aguardar o processo ser efetivado para, dessa maneira, garantir a finalização da inscrição de fato. Para isso, fique sempre atento as informações que lhe enviarão no e-mail, pois, caso haja necessidade de alguma outra documentação, você será notificado por ali, ok?