O IPVA 2021 é um dos impostos mais populares do Brasil. Por mais que pagar impostos seja algo que todo brasileiro não gosta, este é um dos que mais representam importância. Afinal, é a partir dele que diversas obras, melhorias, implementações e instalações podem ser feitas nas vias da sua cidade. Mas, como consultar os valores? Veja o passo a passo que preparamos para você.
IPVA 2021 – Como consultar?
Consultar o IPVA 2021 é também uma forma de manter a sua responsabilidade com o Governo em dia. Embora nem sempre percebemos as reais mudanças positivas nas vias com o recolhimento dos impostos, é importante manter tudo regularizado para que não hajam imprevistos. Afinal, como você sabe, o atraso do IPVA 2021 pode resultar na apreensão e remoção do seu veículo. E você não quer que isto ocorra, não é mesmo?
Pois bem, para que você possa quitar tudo que está em aberto no seu CPF como proprietário veicular, basta acessar o site do DETRAN do seu Estado. E aqui vai uma dica importante: cada Estado possui um site específico, com valores específicos. Por isso, esteja ciente de que você está no site correto, ok?
Veja a lista de sites de cada estado:
- Detran DF
- Detran GO
- Detran MS
- Detran MT
- Detran AL
- Detran BA
- Detran CE
- Detran MA
- Detran PB
- Detran PE
- Detran PI
- Detran RN
- Detran SE
- Detran AC
- Detran AM
- Detran AP
- Detran PA
- Detran RO
- Detran RR
- Detran TO
- Detran ES
- Detran MG
- Detran RJ
- Detran SP
- Detran PR
- Detran RS
- Detran SC
Após acessar, basta fazer “login” com a placa do seu automóvel e o RENAVAM. Com estas informações, automaticamente será carregada a página correspondente a sua dívida. Nós recomendamos a impressão do documento para que você não precise acessar novamente em outro momento. Assim, fica mais fácil a organização. Para isso, basta procurar o botão “imprimir”, que geralmente está na parte de baixo da página.
Quais os valores do IPVA e como pagar?
Agora que você já entendeu como consultar os valores do seu IPVA 2021, está na hora de entender como pagar. Pois bem, cada Estado irá emitir uma guia específica para cada automóvel e para cada proprietário. Estes valores serão com base no estilo do carro, no ano, no peso, quantidade de portas e uma série de outros itens que são individuais. Por isso, é muito comum os valores serem diferentes para cada proprietário!
Desta forma, após encontrar as suas informações e imprimir o seu documento, você poderá optar por duas alternativas de pagamento. A primeira, é o pagamento a vista. Neste caso, geralmente todos os Estados darão um desconto e é o que recomendamos que você faça. Afinal, é sempre bom ter um desconto, ainda mais em um imposto, não é mesmo?
A segunda forma, é o pagamento parcelado. Pois bem, este pagamento pode ser feito de uma forma mais “suave” para o seu bolso. Porém, não haverá descontos neste caso. Pois você já receberá o benefício de pagar aos poucos. O que é justo, não é mesmo? Assim sendo, você poderá fazer o pagamento nos seguintes locais:
- Internet banking (sua conta online do banco);
- Caixas eletrônicos;
- Lotéricas e postos autorizados;
- No banco de sua preferência;
É muito simples para que você consiga quitar este imposto e ficar em dia com o Governo, não é mesmo? Por isso, não deixe para a última hora. Consulte seus valores com antecedência e programe-se para organizar suas finanças. Boa sorte!