A qualificação é indispensável nos dias de hoje para que se consiga uma colocação no mercado de trabalho no cenário nacional. Por isso, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge como uma oportunidade para que milhares de brasileiros possam ingressar no ensino superior nos mais diferentes cursos. Todavia, você sabe como descobrir o seu local de prova ENEM?
Vale salientar que as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro em dois domingos. De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), cerca de cinco milhões de candidatos realizaram a inscrição na prova. O exame será aplicado nas 27 unidades da Federação em mais de 10 mil lugares diferentes.
Como tem acontecido nos últimos anos, os portões do local de prova ENEM serão abertos a meio-dia (12 horas), conforme o horário de Brasília. O fechamento dos portões vai ocorrer 60 minutos depois, às 13 horas em pontos. Aqueles que não estiverem dentro dos lugares de exame a partir deste horário estarão oficialmente desclassificados.
É importante pontuar que os alunos não terão de se preocupar com o horário de verão neste ano. Por decisão do presidente da república, Jair Bolsonaro, a mudança de uma hora no horário de Brasília não será colocada em pratica neste ano. Por isso, os candidatos não precisarão se atentar ao menos a esse detalhe.
ENEM 2019
O Ministério da Educação também orienta que o participante entre apenas com material permitido no local de prova. No momento da realização do exame, ele só poderá utilizar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Isso porque somente esse material é permitido para responder ao exame.
Com relação a divulgação do resultado oficial do ENEM, a tendência é que se sucede no começo de 2020. Já o relatório completo de correção das redações deve ser divulgado posteriormente. Os estudantes que estão fazendo a edição 2019 apenas para pegar experiência também terão de aguardar um pouco mais para conferir o boletim individual.
Como consultar o local de prova ENEM?
O local de prova ENEM 2019 pode ser conferido neste endereço eletrônico a partir do dia 16 de outubro. O candidato deve ter ao seu alcance tanto o CPF quanto a senha utilizada na sua inscrição. Com esses dados, ele deve acessar o sistema oficial da prova.
Em seguida, o estudante poderá fazer o login, conferir o endereço do local e os dados referentes a sua inscrição. Além disso, é possível verificar a língua estrangeira solicitada, que estará no documento. Esse documento precisa ser impresso pelo candidato e levado nos dias 3 e 10 de novembro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) orienta que o participante ainda imprima a Declaração de Comparecimento e o Cartão de Confirmação da Inscrição, levando esses itens para a sala no dia da aplicação do exame.
Os especialistas também recomendam que o estudante trace o seu caminho até o local de prova ENEM com relativa antecedência a fim de evitar qualquer chance de atraso. O ideal é efetuar esse trajeto alguns dias antes para verificar se o tempo de deslocamento é adequado para chegar de forma tranquila e serena.