O novo lote auxílio emergencial está dando o que falar e muitas pessoas ainda têm dúvidas de como funcionará esta nova etapa de aprovação. De todo modo, a Dataprev, que é a empresa responsável por identificar quem tem direito de receber o auxílio de R$600,00 afirmou que deve entregar nesta quarta-feira, dia 13, o resultado do processamento de mais de 14 milhões de pedidos que ainda estão em análise. Entenda neste artigo.
Novo lote auxílio emergencial nessa quarta
Segundo a Dataprev, o novo lote auxílio emergencial nessa quarta diz respeito aos dados processados de novos cadastros e complementações cadastrais (isto é, cadastros que foram feitos e considerados inconclusivos) que foram feitos entre os dias 23 e 30 de abril. É a partir desta avaliação de dados que a Caixa Econômica Federal poderá liberar os pagamentos ou não.
Diante disso, muitas pessoas podem ainda estar com dúvidas sobre a possibilidade de receber ou não o benefício, entretanto, é questão de aguardar a avaliação de todos os dados para somente depois disso ter mais informações sobre o caso. Lembrando que nem todo mundo poderá solicitar o auxílio, e para saber quem tem direito, clique aqui e veja o nosso guia completo.
Sobre os cadastros feitos até então
Sobre os cadastros que já foram feitos até então, 2,3% estão em processamento adicional por conta da complexidade dos cenários e cruzamento de informações. Sendo assim, 1,04 milhão de solicitações ainda estão aguardando a análise da Dataprev para concluírem se receberão ou não o auxílio emergencial de 600 reais.
Sendo assim, destes mais de 1 milhão de pessoas, 38 mil são cadastros concluídos entre 7 e 10 de abril; 1 mil pedidos feitos entre 11 e 17 de abril; e 1 milhão solicitados de 18 a 22 de abril. Vale salientarmos que até o dia 30 de abril, cerca de 96,9 milhões de CPFs foram analisados e enviados à Caixa Econômica Federal. Dentre estes, inicialmente 50,52 milhões atenderam a todos os critérios impostos pela lei e foram considerados aptos para o recebimento do benefício.
Porém, dentre estes, mais de 27,2 milhões estavam inelegíveis e não terão direito de receber o auxílio. Enquanto isso, 13,6 milhões foram considerados inconclusivos e precisaram complementar o cadastro. Por hora, é preciso aguardar a continuidade nas avaliações dos novos lotes até a finalização de todos os processos feitos pela Dataprev.
Aguarde a análise
Sabemos que nem todos foram analisados ainda, mas, é preciso paciência e compreensão diante deste cenário delicado. Afinal, estamos diante de uma situação muito complicada, tendo em vista que milhões de famílias solicitam o auxílio em meio aos desequilíbrios e crise de saúde que estamos vivendo.
Por conta disso, é preciso aguardar o processo sem grandes medidas que possam ser tomadas enquanto isso. Esperamos que todos que realmente necessitem do auxílio o recebam durante este período de crises intensas, para que assim, minimamente possam garantir o equilíbrio financeiro em casa.