Pular para o conteúdo

Novo Saque do FGTS – Quem terá direito?

    novo saque do FGTS deve ser liberado em breve. A estimativa é que a disponibilidade aconteça apenas no segundo semestre deste ano. Com isso, a economia poderá ser aquecida, considerando os efeitos que a pandemia do COVID-19 podem estar causando em todos os setores econômicos. Dessa maneira, elaboramos este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe a seguir.

    novo saque do fgts

    Como vai funcionar o novo saque do Fundo de Garantia?

    O governo deverá liberar um novo saque do FGTS a partir do segundo semestre de 2020. A equipe econômica deve esperar, primeiramente, pelo encerramento do exercício do fundo PIS/Pasep, que acontecerá no dia 30 de junho deste ano. Até lá, o FGTS ainda não será liberado para os trabalhadores.

    Esta foi, portanto, a solução trazida pelo Ministério da Economia, a fim de não sacrificar todas as políticas públicas de habitação, infraestrutura e saneamento, considerando que todas são custeadas pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Além disso, há ainda o fato de que não adiantaria, por agora, liberar os saques, uma vez que as pessoas não estão dispostas a gastar neste momento.

    Dessa maneira, há o intuito de preservar a saúde pública, além de se evitar a quebra de muitas empresas, devido à pandemia do coronavírus, sendo esta medida urgente. A estratégia trazida pela equipe econômica de fundir os dois fundos é reforçar o caixa do FGTS, para assim autorizar um novo saque aos trabalhadores.

    Este saque servirá de subsídio para muitos brasileiros que, diante da presente crise devido à pandemia, podem estar temendo fechar as portas de seus negócios e estabelecimentos, uma vez que torna-se inviável a prática costumeira de seus serviços.

    Quem terá direito ao novo saque do FGTS?

    Para saber quem tem direito ao novo saque, é possível fazer a verificação a partir do aplicativo do FGTS. Basta você acessar o aplicativo no seu celular e assim já consultar os possíveis valores liberados. Pelo próprio app você poderá solicitar o saque, desde que indique uma conta de sua titularidade, em qualquer banco. Todo o processo pode ser feito de maneira digital, sem a necessidade de dirigir-se à uma agência.

    Assim você já poderá ver se o saque está disponível ou não. Lembrando que o saque imediato por conta da pandemia do COVID-19 ainda não iniciou, tendo em vista que a crise ainda está presente e todos os trabalhadores nem se quer teriam a oportunidade de usufruir do dinheiro de uma maneira eficiente. Portanto, mantenha-se informado com o próprio aplicativo do FGTS e aguarde a liberação.