Recentemente, muitos motoristas têm tido dúvidas sobre o novo seguro DPVAT, suas possíveis regras, etc. Afinal, desde 2020 esse seguro não era pago pelos motoristas, o que pode gerar uma certa confusão. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com os detalhes que já foram esclarecidos até então, para que você possa compreender melhor esse assunto e, quem sabe, esclarecer tudo o que você precisa precisa saber. Confira!
Como vai funcionar o novo seguro DPVAT?
Desde 2020, os donos de automóveis não precisam mais fazer o pagamento do extinto seguro DPVAT. No entanto, por conta da finalização desse pagamento, muitos dos indivíduos que sofreram acidente de trânsito passaram a não receber as suas indenizações, uma vez que os recursos se esgotaram. Por conta disso, vem sendo pensada a implementação de um novo seguro DPVAT, que hoje se chama Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT).
A expectativa é que o funcionamento seja o mesmo que acontecia com o DPVAT. Ou seja, espera-se que todos os donos de automóveis façam os pagamentos anuais do seguro, de acordo com o valor que ainda será estipulado, para garantir que haja esse seguro disponível para pessoas que sofrerem acidentes de trânsito. Esse valor pode sofrer alterações, mas ainda há muito o que ser divulgado para saber quanto cada um irá pagar, como veremos no próximo tópico.
Quais os valores?
Ainda não foram apresentados os novos valores do seguro. Isto é, não se sabe se todos os motoristas irão pagar o mesmo valor, se haverá diferença entre os tipos de veículo, e assim por diante. Portanto, por ora, é importante aguardar que novas atualizações sejam apresentadas pelo plano do Governo, e fim de ter maior clareza de quanto cada motorista irá desembolsar, ano após ano, para garantir esse pagamento.
Lembrando também que este será um seguro de pagamento obrigatório. Isto é, todos os donos de automóveis terão que fazer o pagamento para poder utilizar o veículo.
Em quais casos o seguro poderá ser acionado?
De acordo com as divulgações que vêm sendo feitas, é provável que o SPVAT irá arcar com uma série de seguros diferentes, como podemos ver a seguir:
- Pagamento de indenização por morte;
- Pagamento por invalidez permanente, total ou parcial;
- Poderá ser feito o reembolso de despesas com assistências médicas, serviços funerários e reabilitação profissional das vítimas que possa ter desenvolvido invalidez parcial.
Entretanto, como já mencionamos, muito disso ainda será organizado, e os motoristas precisam estar atendo às novidades para fazer os pagamentos nas datas corretas e assim garantir que você possa usar o seu veículo sem nenhum contratempo.
Aguarde mais novidades sobre o SPVAT
Mantenha-se atento às novidades relacionadas ao SPVAT, a fim de garantir que esse pagamento seja feito adequadamente. A partir do momento que tudo for regulamentado, todos os donos de automóveis deverão fazer esse repasse. Por isso, fique de olho para não permanecer irregular e assim poder usufruir do uso do seu veículo.