Saber como regularizar CPF pela internet é uma maneira mais ágil de garantir a organização e a otimização de tempo. Para isso, bastará você preencher um cadastro no site da Receita Federal e assim aguardar que o seu caso seja regularizado. Dessa maneira, elaboramos este guia fácil com o passo a passo do que você precisa fazer. Acompanhe.
Passo a passo para regularizar CPF pela internet
Em apenas alguns cliques você já poderá regularizar CPF pela internet. Veja como:
- Primeiramente, acesse o site da Receita Federal a fim de verificar o status do seu CPF, caso você ainda não saiba se o mesmo está ou não regularizado. Para acessar, clique aqui.
- Ao constatar o tipo de situação em que se enquadra o seu caso, você poderá iniciar o processo de regularização do seu CPF.
- Para isso você deverá acessar este site aqui e preencher todas as informações que são solicitadas. Confirme no fim do formulário e pronto, a sua solicitação já terá sido feita.
Documentos necessários para regularizar CPF pela internet
Além de se atentar para o passo a passo acima, é importante destacarmos quais são os documentos solicitados. São eles:
- Documento de identificação do contribuinte (neste tipo de documento precisa haver a comprovação de naturalidade, filiação e data de nascimento. Para isso, use a sua Carteira de Trabalho ou de Identidade, por exemplo).
- Número de Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
- Se você for brasileiro entre 18 e 69 anos, é necessário que seja apresentado o seu título de eleitor, protocolo de inscrição ou qualquer outro tipo de documento que comprove o seu alistamento eleitoral, ou ainda, alguma certidão da Justiça Eleitoral que ateste a inexistência da sua obrigatoriedade de fazer o alistamento eleitoral.
O que pode tornar um CPF irregular?
Além de compreendermos o passo a passo e os documentos necessários para que seja feita a regularização do CPF, vale destacarmos quais são os principais motivos que podem tornar o mesmo irregular. Sendo eles:
- Inconsistências no nome;
- Inconsistências na data de nascimento do cidadão;
- Irregularidades no nome da mãe;
- Inconsistência no título eleitoral.
Regularize o quanto antes
O número do seu CPF é muito importante para diversas finalidades. Com ele, inclusive, você pode se cadastrar em diversos programas do Governo, como acontece neste momento em que o Auxílio Emergencial, ou ainda, o chamado “Coronavoucher” está em pauta. Sem esta regularização o seu cadastro neste tipo de benefício não pode acontecer e, dessa maneira, é primordial que você regularize o quanto antes.
Além disso, o passo a passo para regularizar pela internet torna o processo muito mais prático e rápido e, dessa forma, você pode resolver o problema facilmente, sem nem haver a necessidade de sair de casa, por exemplo.