Os tipos e modelos de cactos são bastante diversos, possuindo espécies encantadoras para a sua decoração e também opções mais fáceis de cuidar. A seguir, montamos uma lista com os principais tipos de cactos e ao final, dicas de como escolher.
Muita gente acredita que os cactos são sem graça por não apresentarem diferenças, mas pasmem, existem muitos modelos bonitos de cactos, inclusive com flores.
São ideais para cultivar em apartamento ou ambientes internos, mas o que eles gostam mesmo é de uma boa iluminação.
Alguns cactos demandam sol pleno, outros não. Por isso, é importante conhecer a espécie e suas necessidades.
Tipos e modelos de cactos – Conheça os principais
Um aspecto comum na maioria dos cactos é que eles dificilmente morrem, porém, é preciso conhecer os cactos para cultivar com os devidos cuidados.
Conheça os principais tipos e modelos de cactos para ter em casa e conheça suas particularidades e necessidades.
Cactos zebra
Os cactos zebra (Haworthia attenuata) é um tipo ideal para cultivar dentro de casa, ele não necessita de muita luz e se dá muito bem quando plantado em terrários.
É originário da África do Sul, sendo uma das espécies de suculentas mais cultivadas devido à facilidade de cuidados e poucas necessidades.
Tipos e modelos de cacto de dedal
O cacto de dedal ou cacto mammillaria é outra opção bastante fácil de cuidar, principalmente para quem busca uma suculenta com flores.
Esse tipo de cacto vem da América Central ou México e produz flores nas cores lilás, rosa, amarelo e laranja. Seus espinhos são sedosos e promovem uma estética bastante admirável.
Modelo cacto mandacaru
Já o modelo cacto mandacaru ou cereus jamacaru como também é conhecido, é uma planta originária do Brasil.
Em decorrência do seu modelo, o mandacaru é bastante usado na decoração, adora sol e produz flores e frutos que podem ser consumidos.
Cactos amendoim
Os cactos amendoim (Echinopsis chamaecereus) são perfeitos para plantar em vasos grandes e como planta suculenta pendente.
É originário da Argentina e costuma crescer bastante, produzindo até lindas flores para decorar o seu espaço.
Tipos e modelos de cacto orquídea
De todos os tipos de cactos, o cacto orquídea é aquele que exige uma maior quantidade de regas.
Assim como o cacto amendoim, esta versão de suculenta também pode ser plantada como cacto pendente e produz flores, deixando o ambiente colorido.
Cacto orelha de coelho
O cacto orelha de coelho é originário do México, costuma crescer até 20 centímetros, por isso, é perfeito para decorar ambientes.
Como escolher entre os tipos e modelos de cactos?
Após conhecer as diferentes versões da família de suculentas, você sabe como escolher entre os tipos e modelos de cactos?
Primeiramente, conheça todas as necessidades da planta como quantidade de regas, iluminação, tipo de adubo e local apropriado para o cultivo.
É preciso saber quais são as manutenções necessárias, bem como, conhecer as épocas de floração e mudança demandadas pela planta.
Como vimos, alguns dos tipos de cactos podem ser cultivados dentro e fora de casa. Basta escolher um local adequado e adotar cuidados com esse grupo de suculentas.