O Título de Eleitor é um documento indispensável para exercer seu direito ao voto nas eleições de 2022. Por isso, no artigo de hoje você vai descobrir como tirar a 2ª via do título, como regularizar a sua situação e ainda, ver como transferir para outra cidade.
Se você perdeu o seu título ou teve que realizar alterações cadastrais, a regularização pode ser feita de forma online ou presencial e para quem deseja transferir seu documento para seu novo endereço, bem como, fazer a alteração pelo site do TSE.
Título de Eleitor- Como tirar 2ª via?
Para tirar 2ª via do título você possui três formas práticas, uma é instalando o aplicativo e-título, acessar o site oficial do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da sua região ou se dirigir a um cartório eleitoral mais próximo.
Aplicativo e-título
Uma das facilidades apresentadas pela Justiça Eleitoral foi a disponibilidade do e-título, que pode ser acessado pelos eleitores através de aplicativo de celular de forma gratuita, servindo como uma espécie de 2ª via do título de eleitor.
Vá até à loja de aplicativos do seu celular e digite o nome “e-título” e instale o APP no seu smartphone.
Com o e-título instalado no seu celular, no dia da eleição não necessitará a apresentação do título de eleitor impresso, desde que, seus dados estejam corretos e sua situação com a Justiça Eleitoral regular.
Pela internet
Outra forma de acessar seus dados do título é acessando o site do TRE da sua região. Procure pela opção “Eleitor e Eleições” e depois clique em “Quitação Eleitoral”.
Você vai precisar inserir seus dados pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe e do pai.
A Certidão de Quitação Eleitoral é um documento que não substitui a segunda via do título, porém, possui os mesmos dados que constam no título, sem precisar ir até um Cartório Eleitoral.
Cartório Eleitoral
Em último caso, para tirar a 2ª vida do título de eleitor, se dirija a um cartório eleitoral mais próximo de sua cidade. Esse é o modo de tirar a 2ª via impressa do título, porém, será preciso o título impresso antigo para realizar a solicitação.
Aprenda como regularizar Título de Eleitor
Para fazer a regularização do título de eleitor você precisa ir até um cartório eleitoral mais próximo, munido de documentos pessoais e comprovante de residência. Essa dica é para quem não votou nas três últimas eleições e teve o título cancelado.
Mas antes de ir até um cartório eleitoral, faça a quitação dos débitos com a Justiça Eleitoral e preencha o formulário de Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) disponível no site do TSE.
Veja como transferir Título de Eleitor
Se você eleitor mudou de cidade, estado ou país e precisa transferir o título de eleitor, saiba que esse processo pode ser feito online.
O primeiro passo é digitalizar seu documento de identificação com foto e um comprovante de endereço atualizado.
Entre no site do TSE e clique na aba “Eleitor e Eleições”, depois escolha a opção “Título de Eleitor” e siga clicando em “Tire seu Título” e inicie selecionando o link para atendimento remoto.
É bem importante que você regularize seu título de eleitor até 151 dias antes do pleito, ou seja, até maio de 2022, caso contrário você será impedido de votar.