As pessoas com linha telefônica pré-paga de alguns estados brasileiros necessitam fazer o Recadastramento Celular Pré-Pago para atualizar as suas informações. Caso contrário essas pessoas podem ter o serviço telefônico bloqueado.
A regra integra um projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para elaborar um cadastro nacional de usuários de serviços de telefonia celular pré-paga. Essa medida ocorreu em todos os estados brasileiros com diferentes prazos.
Vale salientar que os usuários de planos pré-pagos tendem a ser contatados por suas operadoras por mensagem de texto, ligações ou comunicados em sites. O processo é executado somente para as pessoas que tem alguma pendência no seu cadastro. Além disso, as operadoras também necessitam possuir canais de atendimento para oferecer esclarecimentos sobre o recadastramento celular pré-pago aos seus usuários.
Esses canais podem ser páginas especificas na internet e números para contato. Você pode conferir a seguir os números de cada operador de acordo com dados da Anatel:
- Claro 1052
- Tim *144
- Vivo *8486
- Oi *144
- Algar 1055
- Sercomtel 1051
Depois do encerramento desse processo de recadastramento, as informações serão inseridas em uma plataforma, a ser disponibilizada em janeiro de 2020 pelo órgão governamental.
Os brasileiros terão a oportunidade de verificar as linhas ativas a partir do seu registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para conferir se aquelas listradas estão corretas. Segundo avaliação da Anatel, essa será uma forma de reconhecer e evitar possíveis fraudes.
Como fazer o Recadastramento Celular Pré-Pago?
De modo geral, o processo de recadastramento celular pré-pago é muito simples e pode exigir o CPF ou CNPJ, nome completo ou razão social, CEP de sua casa ou empresa e o endereço formal. Como citado anteriormente, as operadores tendem a entrar em contato somente com os clientes que ainda possuem alguma pendência cadastral.
Cada empreendimento vai fornecer um procedimento e um canal de atendimento diferenciado, com orientações para que o cliente complete o seu cadastro. De acordo com informações da Anatel, essas serão as mensagens que as operadoras estão encaminhando as clientes:
Claro
Claro aviso: não perca a sua linha! Conforme Lei 10.703/2003 seu cadastro deve ser atualizado. Ligue 1052 e atualize seus dados para não perdeu seu número.
Oi
O cadastro do seu Oi está irregular. Ligue *144 agora mesmo, informe o CPF do usuário da linha e evite que ela seja bloqueada, como previsto na Lei 10.703.
Vivo
Vivo: conforme determina a Lei 10.703/2003 atualize seu cadastro e evite o bloqueio de sua linha. Ligue agora *8486. Saiba mais em vivo.tl/cadpre
Tim
TIM Avisa; seu cadastro está incompleto e você precisa atualizar em até 15 dias. Ligue agora *144 ou vá até uma loja TIM para evitar o bloqueio de sua linha.
Sercomtel
CLIENTE SERCOMTEL: evite o bloqueio de sua linha pré=paga. Atualize os dados cadastrais. Compareça a uma de nossas lojas.
Algar
Algar: a partir de hoje, conforme lei 10703/03, seu cadastro celular deve ser atualizado na operadora. Saiba mais em www.anatel.gov.br/dados/cadastro-pre-pago.
Caso você não faça o recadastramento Celular Pré-Pago, a Anatel informa que as linhas serão bloqueadas por um mês temporariamente até que o cliente faça a atualização dos dados. Por isso, o tempo conta a partir do recebimento de mensagem, ligação ou notificação encaminhada ao aparelho.