Pular para o conteúdo

Saque Emergencial do FGTS: Como vai funcionar

    saque emergencial do FGTS vem como mais uma medida estabelecida pelo Governo Federal para auxiliar os brasileiros em meio à crise causada pelo novo coronavírus. O intuito é injetar dinheiro no bolso das famílias brasileiras para que o impacto negativo seja diminuído. De todo modo, diante deste anúncio muitas pessoas estão buscando informações mais precisas, tendo em vista que apenas foi anunciado que o saque acontecerá, sem transparecer muitos detalhes.

    Em contrapartida a isso, elaboramos este artigo com as principais perguntas e respostas sobre o tema, a fim de lhe auxiliar no entendimento deste importante assunto. Sendo assim, acompanhe e saiba mais.

    saque emergencial do FGTS

    Como vai funcionar o saque emergencial do FGTS?

    Para que você possa entender como vai funcionar o saque emergencial do FGTS, elaboramos um breve guia abaixo. Atente-se para cada consideração e saiba mais.

    • Quem poderá sacar?

    Estima-se que todos os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas no FGTS poderão sacar. Isto é, não haverá restrições para grupos específicos terem acesso ao benefício, mas sim, a medida abrange todas as pessoas, como uma forma de injetar dinheiro na economia. Portanto, o único pré-requisito é ter dinheiro na conta do FGTS para que o saque possa acontecer.

    • Qual valor poderá ser sacado?

    Independente de você ter uma, duas ou três contas inativas do FGTS, o saque terá um teto máximo. Estima-se, dessa maneira, que o saque será de R$1.045,00 por trabalhador. Este valor refere-se ao nosso salário mínimo atual, e, desse modo, será o valor que cada pessoa poderá sacar. Quem tiver mais dinheiro na conta do FGTS não poderá sacar mais, mesmo que haja mais de uma conta. Assim como quem tiver de menos, sacará o valor correspondente.

    • Quem fez o saque aniversário terá direito?

    Sim, tendo em vista que uma modalidade não tem nada a ver com a outra. A modalidade de saque emergencial está vinculada ao estado de calamidade pública. Sendo assim, tem como objetivo garantir sustento e equilíbrio financeiro para as famílias e para o país.

    • Quem está recebendo auxílio emergencial poderá sacar?

    Por enquanto não forma apresentadas direcionamentos que tornem este questionamento uma verdade. Isto é, inicialmente não há relação entre o auxílio emergencial de 600 reais e este saque emergencial do FGTS. Sendo assim, a princípio todos poderão sacar, inclusive os que recebem o auxílio.

    • Qual o calendário de pagamentos?

    Ainda não houve a divulgação do calendário de pagamentos do saque emergencial do FGTS. Dessa maneira, é preciso aguardar atualizações e novas informações trazidas pelo Governo. De antemão podemos destacar que o processo de liberação do dinheiro iniciará no dia 15 de junho de 2020. Até lá, devemos aguardar como serão distribuídos os pagamentos, a fim de evitar filas nos caixas eletrônicos do país.

    • Como fazer o saque emergencial do FGTS?

    O saque acontecerá como outros saques do FGTS costumam ocorrer. Você poderá usufruir do seu Cartão Cidadão para sacar diretamente no caixa, ou então, aguardar por atendimento com um documento oficial seu em mãos.

    Manteremos esta publicação sempre atualizada com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Mantenha-se atento e usufrua de mais esta medida do Governo.